Carnaval: conheça os mitos e verdades sobre ressaca

Carnaval: conheça os mitos e verdades sobre ressaca

No Carnaval, muitos foliões sempre acabam exagerando no consumo de bebidas alcoólicas, causadoras da indesejável ressaca no dia seguinte. Segundo Lígia Brito, clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, os fatores que mais contribuem para a embriaguez e a ressaca são a hipoglicemia e a desidratação.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que cerca de 30% dos homens e 10% das mulheres consomem álcool em excesso pelo menos uma vez por semana. Além disso, quase 80% dos jovens admitem consumir bebidas alcoólicas regularmente.

“O álcool potencializa o aumento dos casos de hipoglicemia, que pode causar tontura e mal estar. Isso acontece porque, ao passar pelo fígado, o álcool etílico utiliza a glicose do organismo no processo do metabolismo”, explica a médica. Ou seja, a absorção do álcool pelo intestino é muito mais rápida que a capacidade do fígado em metabolizar a bebida.

No dia seguinte, após a bebedeira, os tradicionais sintomas da ressaca são dor de cabeça, fraqueza, tontura, náusea e boca seca.

O consumo de suco de fruta com açúcar surge como uma das principais armas contra a embriaguez e a ressaca, auxiliando o organismo a manter a taxa de glicose no corpo, além de ajudar no processo natural de hidratação.

Conheça os mitos e verdades sobre a embriaguez e a ressaca

Tomar refrigerante no dia seguinte ameniza os sintomas? Mito

O açúcar encontrado neste produto ajuda a aumentar a taxa de glicose no corpo, mas não tem eficácia sobre todos os sintomas.

Ingerir alimentos com carboidratos é uma boa opção contra a ressaca? Verdade

Apostar em fatias de pão, purê de batata, arroz e produtos com açúcar é uma boa opção antes de começar a beber.

Antiácidos antes e depois ajudam na ação contra a ressaca? Mito

Eles ajudam a diminuir as dores no estômago, mas não o fígado. Portanto, este tipo de medicamento não é totalmente eficaz.

Banho frio cura a bebedeira? Mito

O banho gelado ajuda a despertar, mas pode causar hipotermia e, em alguns casos, piora o estado da pessoa.

Água de coco é mais eficiente que os refrigerantes contra a ressaca? Verdade

Apostar na água de coco é uma boa dica, pois, além de conter glicose, é absorvida mais facilmente pelo corpo e auxilia na hidratação.